segunda-feira, fevereiro 20

UM POUQUINHO DA MITOLOGIA GREGA

Oi pessoal!Vou falar um pouco da mitologia grega a pedido de uma fã(seguidora) que diz acompanhar sempre as novidades do blog,ela também disse  que adora história e pediu para que eu falasse um pouco da mitologia gregra!
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :

-
 Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles
-
 Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
-
 Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
-
 Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
-
 Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
-
 Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
-
 Quimera : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
 Medusa: mulher com serpentes na cabeça
O Minotauro 
É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.
Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

Espero que tenham gostado e que eu tenha satisfeito a vontade de alguns seguidores

         BEIJOS MARI ♥♥☻

Nenhum comentário:

Postar um comentário